Pages

11 de novembro de 2011

Entrevista: Memórias do nosso Digimon Tamers (parte 01)


Mesa redonda com os dubladores principais: Tsumura Makoto (Matsuda Takato), Yamaguchi Mayumi (Lee Jianliang) e Orikasa Fumiko (Makino Ruki)!
Uma entrevista especial do DVD Box de “Digimon Tamers” lançado em 25 de abril de 2007.

As três personagens principais de Tamers relembram suas memórias.



O desenvolvimento de seus personagens e as evoluções dos Digimons?!


Que tipo de atmosfera tinha o estúdio de gravação naquele tempo?

Orikasa Fumiko(será abreviado para OF) - Quanto tempo faz?
Yamaguchi Mayumi(será abreviado para YM) - Cinco anos, eu acho.
Tsumura Makoto(será abreviado para TM) - Deve ser ~
YM - Minha nossa... é incrível. Como o tempo voa.
TM - É verdade. Guilmon era muito fofo ~ Na parte onde ele era muito inocente na primeira vez e não sabia de nada. E pensar que ele foi ficando esperto. (risos)
YM - Dizendo assim faz parecer que ele deixou de ser fofo (risos). Mas eu acho que lembro mais de seu carisma no começo. Quando chegamos na segunda metade da série, foi muito confuso...
TM - Sim, sim. No Mundo Digital, tivemos inúmeras batalhas, então ficava difícil às vezes... Pensando agora, Jian impedia Terriermon[1] de evoluir no começo, não era?
YM - É. Eu achava Terriermon fofo do mesmo jeito, então queria que ele ficasse assim. Não era que eu não queria que ele evoluísse, só queria que ele continuasse fofo...
OF - Então era por isso que Jian o impedia de evoluir! (risos)
YM - Sim, sim. (risos)
TM - Ele era o Digimon que mudava da forma mais drástica.

Houve alguma reação do elenco durante as gravações?


YM Na verdade, foram muitas! Era um tipo de “ehhhh” vindo de todos nós e também tinha algumas vaias. A pessoa se expressava[2] com um grito de surpresa também.(risos) Aparentemente, ela foi escolhida para ser fofa, mas quando terminou parecia que tinham dado um choque nela.

Evoluindo, ela mudou a maneira como interpretava?

TM - Todos do elenco que faziam Digimons eram assim. As formas que eles ganhavam enquanto evoluíam, ficando cada vez maiores e mais fortes, então eles tinham de reforçar sua atuação.
YM - Hiroki-kun[3] pingava de suor no final.(risos) Ele era muito bom.
OF - Hiroki-kun parecia ter mais problemas com a forma inicial. (risos)
YM - Impmon, certo? Tem razão, aquele papel era o mais problemático. Eu, pessoalmente, acho queseria mais divertido se Culumon fosse musculoso. (risos)
TM - Culumon e Juri ficaram bons amigos, não é?
YM - Mas no fim ficou um pouco desordenado. (risos)
OF - Em todo caso, Juri-chan era uma garota triste. Julgando pela situação de sua família...

Sobre o plano de fundo de cada personagem

 O fato de que cada personagem tem um plano de fundo com suas famílias é uma das melhores partes da série Digimon.

TM - Takato cresceu em uma padaria[4], então enquanto Tokyo tinha problemas, teve uma cena em que ele estava fazendo pão. E quanto à família de Ruki-chan? Eles moravam em uma propriedade grande.
OF - Sua mãe era modelo, mas... o único adulto que estava presente na maior parte do tempo era sua avó.
TM - E quanto ao pai dela?
OF - Não estava com elas. Algumas lembranças dele aparecem no filme, mas... Todos os personagens cercavam Ruki – sua avó, sua mãe e Renamon -  todas as vozes feitas por Imai-san[5] o que eu achava muito impressionante.
YM - Parece que vocês duas são suficientes para preencher uma família.
TM - Fiquei impressionada também!
YM - Falando nisso, Renamon não mudava muito quando evoluía. Não gostei de Terriermon... (risos)
TM - Ah, lembro de Kyubimon muito bem... Já que era uma raposa de nove caudas[6], deixou uma grande impressão em mim.

É difícil interpretar um Digimon?! O que aconteceu na audição?

Enquanto interpretava seu personagem, teve alguma vez que vocês quiseram fazer a voz de um Digimon?

TM - Sim! Como Terriermon. Que queria tentar um papel fofinho. Fiquei esperando o tempo todo e a série acabou e nem me deram uma chance. (risos)
YM - Eu interpretei um Digimon[7]  na primeira série. Meu papel como Jian foi decidido na audição, mas antes, o fato de eu ser aceita na audição nem passou por minha cabeça, então eu mencionei que Terriermon era muito fofo nas imagens promocionais, como se fosse uma vendedora. (risos)
OF - Eu fiz audições para vários papéis antes, Ruki foi um deles. Também tentei para Impmon. Interpretei ele sem nem saber qual era o enredo, então eu tenho lembranças de como Impmon poderia ser e ele acabou sendo de Hiroki-kun! (risos)



TM - Não dá para uma mulher interpretar Impmon.
YM - Mas seria bem assustador se fosse  ~ (risos)
OF - Nunca imaginei que a história terminaria daquele jeito, então quando penso nisso, é assustador. (risos)
TM - No meu caso, minha fita da audição não foi aceita no escritório do elenco na primeira vez, então eu decidi tentar o papel depois.
YM - Se ninguém tivesse percebido isso, então o Takato de Tsumura-san nunca teria existido. Isso também é incrível. (risos)

Você teve alguma dificuldade enquanto interpretava Takato?

MT -  Takato era um garoto normal, então era muito fácil.
YM - Ele era como você ~ (risos). Acho que foi maravilhoso o modo como você conseguiu expressar o coração inocente de um garoto do fundamental tão naturalmente.


E Jian?

YM -  Eu o interpretei sem muita dificuldade, mas eu tentei fazer parecer uma voz sexy. Aoi-chan[2] quem me disse isso e respondi que Terriermon não deveria falar esse tipo de coisa. (risos)
TM - Também o chamávamos de Zenra [Nota: Zenra =  macho pelado] ao invés de Jianliang. (risos)
YM - É mesmo, todos ficam pelados quando evoluem para o Ultimate. Essa parte é muito vergonhosa. (risos)


E Ruki?




OF - Acho que eu interpretei com mais dificuldades do que imaginei. De qualquer forma, queria que Ruki fosse legal mesmo ela não tendo muitos amigos. (risos)
YM - Ruki é uma tsundere[8], não é?
OF - Ah, talvez! Ela não foi descrita dessa forma naquela época.
YM - Ela era uma tsundere da estação. Deve ter sido legal.
OF - Ruki foi meu primeiro personagem com freses comuns. É por isso que quando ela falava “Card Slash”  eu esperava os outros dois falarem e imaginava como deveria dizer.

Vocês já quiseram ver seus personagens em algum relacionamento?

TM - Queria vê-lo em um relacionamento, com Juri-chan ou não. Quero vê-lo tentar fazer avanços. Sem mudar minha voz. (risos)
YM - Ele não vai ficar dizendo “Hum” ou “Ah”, eu espero. Queria saber o que Jian faz no seu dia-a-dia. Ficando ou não na frente do computador o dia todo ou talvez um episódio de “Jianliang vai para Akihabara” (risos). Talvez, ele tente fazer café enquanto ninguém está por perto ou ele não vai em alguma loja comprar coisas.
OF Nesse caso, Ruki provavelmente faria um passeio por Akihabara. Então quando ela está caminhando, ela escutará pessoas apontando e dizendo “É a Rainha Digimon!” (risos)

Por favor, deixem uma mensagem para os fãs que assistiram a série.

TM - Provavelmente a impressão que vocês tiveram desses cinco anos será diferente agora. Nesse tempo que passou, o impacto que tiveram mudará, então vai ser divertido se vocês aproveitarem.
YM - Se vocês comprarem agora com seu dinheiro do Ano Novo, vocês podem assistir várias vezes, então gostaria que seus filhos e netos aproveitassem também. Acho a história muito boa, então gostaria que outros assistissem também.
OF - Para aqueles que têm os DVD’s em mãos, devem ser super-fãs, então eu gostaria que vocês vissem de novo o cenário e o que mudou nesses cinco anos, assim como aproveitar a história da amizade de todos eles e a juventude mais uma vez.


Fonte: Digital Scratch 


Notas

1.       1 - Jian era contra a idéia dos Digimons se enfrentarem em lutas e de Terriermon evoluir. Porque se o deixasse evoluir significaria dizer que ele deveria lutar. O modo de pensar de Jian é totalmente o oposto do de Ruki que acha que a razão da existência dos Digimons é lutar, mas ficou evidente que os Digimons também querem evoluir. Não apenas por interagir com Takato e Ruki, mas com Guilmon e Renamon, Jian reavalia seu modo de pensar e ambos os parceiros evoluem para lutar.

2.       2 - Tada Aoi-san é a voz de Terriermon. A mesma Aio-chan a quem Yamaguchi-san se refere. Como parceiro Digimon, ela também faz a voz de Gargomon. Terriermon aparece pela primeira vez em no filme de “Digimon Adventure 02”  “Digimon Hurricane Jouriku!!/Chouzetsu Shinka!! Ougon no Digimental” e é a voz de Tada-san. Ainda mais, ela faz a voz do parceiro da irmã mais nova de Jian, Lopmon.

3.       3 - Takahashi Hiroki-san faz a voz de Impmon/Beelzebumon. A voz de um ator popular que é famoso por sua interpretação em vários papéis de legal à comédia. Como pode ser visto em “Konjiki no Gash Bell!!” como Parco Folgore, “Tennis no Oujisama” como Kikumaru  Eiji e “School Rumble” como Harima Kenji. Ele faz as vozes de Impmon e Beelzebumon com tanto entusiasmo que Yamaguchi-san diz que ele começa a suar “Como se ele estivesse em uma cachoeira”.

4.       4 - Takato mora em cima da “Padaria Matsuda”. Uma pequena padaria no Oeste de Shinjuku, Takato também ajuda seus pais na loja. É mostrado no episódio 43 (“Corações Conectados! A Ressurreição de Beelzebumon!”) que Takato sabe fazer pão, quando Takato e os outros vão para a loja a cidade estava sendo evacuada para o D-Reaper ele fez o pão do café-da-manhã. Na segunda parte da série, o pai de Takato também faz pão com o formato da cabeça de Guilmon.

5.       5 - Imai Yuka-san faz a voz de Renamon. Ela não faz só a voz de Kyubimon, mas também a voz da mãe e avó de Ruki. Konaka Chiaki-san fala sobre isso em sua homepage, dizendo que foi uma sugestão do produtor Hiromi Seki-san. A música da evolução de Sakuyamon não é cantada apenas por Imai-san, mas ela também fez a letra. Além de “Digimon Tamers”, fez outros papéis como Yuka-sensei em “Ojamajo Doremi”.

6.       6 - A evolução de Renamon para Kyubimon, o espírito de uma raposa de nove caudas. É uma existência fictícia que vem de uma antiga lenda chinesa, mas no Japão é famosa por se transformar em uma linda mulher “Tamamo-no-mae” que é uma história escrita no Período Heian em “Otogizoushi”.

7.        7 - Sobre Gabumon que apareceu como parceiro de Ishida Yamato em “Digimon Adventure” e “Digimon Adventure 02”. Por ser tímido, ele usa sua pele na forma de Garurumon. É dito que sua verdadeira forma é a de “Réptil Digimon”, mas não é mostrado no anime. Yamaguchi-san muitas vezes passa pelo cruzamento Oogado em Shinjuku e diz que se lembra de “Digimon Tamers”.

8.       8 - É um personagem feminino muito usado em jogos e animes. Também têm fundo romântico com o personagem principal e elas não podem expressar seus sentimentos e, então têm a atitude de uma “tsun” [irritada] com outras pessoas. Mas quando os dois estão a sós, eles mudam para a atitude “dere” [doce] que descreve o tsundere.  Há várias teorias para essa palavra, mas ela se tornou popular em 2002. Mais tarde, em 2006, foi denominada como “Nova/Popular Palavra”.

2 comentários:

  1. Zenra, é? Teve essa repercursão dentre alguns fans, e cheguei a rir depois dessa entrevista e saber que até as própias dubladoras acabam zoando um pouquinho os seus personagens xD

    ResponderExcluir