Pages

4 de setembro de 2012

[entrevista] memórias de nossa aventura digimon pt. 4


CONVERSA ESPECIAL! Com Kikuchi Masami & Tenjin Umi
Uma entrevista especial do DVD Box de “Digimon Adventure” em 21 de Dezembro de 2007.
Tirada do BOX DVD (apenas região 2) disponível em: Amazon.JP, CDJapan, YesAsia

Masami-san e Umi-san falam de suas lembranças de suas personagens como os galhos (?) do elenco, Jou e Koushiro.

PERFIL
Kikuchi Masami :: Kido Jou, Kido Shin, Izumi Masami. Trabalhos como personagem principal em “Ah, Megami-sama” como Morisato Keiichi, “Kikou Senki Dragonar” como Wakaba Kaine, etc. Ele participou de todas as séries de Digimon.
Tenjin Umi :: Izumi Koushiro. Trabalhos como personagem principal em “Mahoraba – Heartful Days - ” como Kurosaki Asami, etc. Na quarta série, “Digimon Frontier”, ela interpretou Pandamon.

[Como Koushiro vê seu atrapalhado senpai, Jou?]
Por favor, nos contem como vocês conseguiram os papéis de Jou e Koushiro, respectivamente.
Kikuchi Masami (abreviado para KM) Eu recebi meu papel fazendo audição... mas antes disso, eu tinha melhorado de uma gripe.
Tenjin Umi (abreviado para TU) Eh?! Estava tudo bem com você?
KM Fiz audição para Jou e Yamato, mas eles ficaram confusos porque eu ainda não havia me recuperado. Depois que eu terminei, tinha certeza de que não estaria na relação do elenco. Fiquei muito surpreso quando eu vi. (risos) Também, já que Yamato era uma personagem descolada, achei que deveria caprichar mais. (risos)
TU Fiz audição para Sora e Mimi primeiro. Minha audição para Koushiro foi depois que eu pedi para tentar para ele.
KM Entendo~
TU Sim. Mas desde aquela audição, o papel de Koushiro era o que eu mais queria fazer. Quando o presidente de minha agência perguntou com quem eu havia ficado quando saiu o resultado, eu disse que queria Koushiro e eu fiquei tão surpresa quando soube que havia conseguido que até chorei um pouco.

Como vocês viam as personagens que vocês faziam?
KM Acho que a personagem Jou é muito fácil de entender. Já que ele é o mais velho do grupo, ele sente a responsabilidade em dobro e ele trabalha duro para isso. O mais triste, que eu penso, é que ele é atrapalhado e sua ajuda acaba não tendo o resultado esperado. (risos)
TU Sim, isso é verdade. (risos)
KM Acho que ele era um pouco arrogante por ser o mais velho [Nota: Na cultura oriental, ser o mais velho automaticamente significa dizer que os mais novos devem respeito e escutar suas opiniões]. Mas perto do fim, minha impressão dele mudou quando ele passou a ser mais gentil com os mais novos e ele se tornou alguém que simpatiza facilmente com as outras pessoas.
TU A personagem Koushiro era um pouco pesada[1], então eu estava preocupada com que tipo de criança ele deveria ser. Na verdade, ele acabou sendo bem normal. O único problema era que ele não socializava muito com os outros. Mas acho que ele mudou bastante quando voltou para Tokyo e conversou com seus pais. Mesmo assim, nós, humanos, não mudamos tão fácil, então provavelmente só veremos uma parte do seu crescimento. No caso de Koushiro, sinto que ele mudou ainda mais no decorrer da série.

Jou pode ser o mais velho, mas ele sempre corre em círculos, enquanto Koushiro era mais inteligente e cuidadoso ao analisar cada situação.
KM Verdade. Achei isso interessante, na verdade, e gostei de interpretá-lo. Houve várias vezes que eu achava Koushiro muito dependente. No entanto, não sei o que Koushiro achava de Jou. (risos)
TU Agora você me colocou em uma posição constrangedora... (risos) Acredito que Koushiro o considerava como um amigo, óbvio, mas não acho que ele pensasse muito a respeito.
KM Não lembro de os dois conversarem muito.
TU Isso. Eles quase não conversavam. Taichi era o único com quem Koushiro conversava mais. Ele nem falava muito com os outros Digimons... Na verdade, acho que a maioria de suas conversas era com Gennai-san[2] e os convidados.
KM Ele deve ter pensado: “Jou-senpai é um idiota?” (risos)
TU Ah, não acho isso. Provavelmente ele não prestava muita atenção nisso. (risos) Ele estava muito ocupado com seus pensamentos.

[Os dois ficaram um pouco decepcionados com as evoluções de seus parceiros]

Teve alguma coisa fácil ou difícil que vocês perceberam durante suas performances?
KM Já que Jou era uma personagem simples, ele foi bem fácil de interpretar. Pessoalmente, tento parecer o mais humano possível. Mas na série ele acabou sendo o oposto disso, mau-humorado para bem-humorado. Eu gosto dessa lacuna.
TU Eu percebi uma coisa quando interpretava meu papel. Acho que as partes complicadas foram quando Koushiro, às vezes, ria ou chorava. Eu não conseguia diferenciá-las e tinha de ter muito cuidado com a emoção que eu deveria expressar.

Masami-san, você não sentiu dificuldades ao interpretar Jou?
KM Eu interpretei Jou livremente. Mas, sim, já que eu interpretei outros papéis antes dele, eu tive problemas em diferenciar tons de vozes. Como quando eu interpretei os familiares de Jou[3].
TU Sim, vocês fez todos eles. (risos)
KM (risos) Eu acabei até interpretando a voz da mãe de Jou no CD drama. (risos) E, falando nisso, eu também interpretei o pai de Koushiro.
TU Sim, você era o pai dele.

Como vocês interpretaram a respeito do relacionamento com as personagens de seus parceiros?
TU Tentomon é bastante amigável, mas acho que ele não sabe interagir com Koushiro. Também não sei quão distante emocionalmente ele está de Tentomon, então falei as linhas em tom formal imaginando aonde isso daria. Koushiro sempre fala formalmente com todos, mas ele acaba falando sem formalidades com Tentomon.
KM Acho que Jou considera Gomamon um amigo e um irmão. Já que ele tem aparência fofa, interagia com ele enquanto pensava que ele era bem fofo.

A aparência é fofa, mas quando ele evolui...
KM Também fiquei surpreso quando ele evoluiu. (risos)
TU Ikkakumon e Zudomon...
KM Bem, acredito que Junko-chan[4] estava mais surpresa que eu. (risos) Também, quando Tentomon evolui... sabe?
TU Sim, Kabuterimon parece mais um vilão. Para ser honesta, eu não gostei. (risos) Mesmo tendo o visto antes, ele parecia mais malvado quando eu o vi na tela do estúdio. Para começar, não sou fã de insetos, então não poderia ter gostado de Tentomon, mas depois veio Kabuterimon... (risos) Só Motimon era fofinho.

[As personagens convidadas que deixaram uma grande impressão]

Vocês tinham algum favorito entre as personagens convidadas?
KM Gostei muito de meu papel como os diversos Gazimons[5]. Ele parecia um pouco assustador, mas ele agia como um pateta, às vezes. Sentia como se vários gatos tivessem essa cara. Me divertia muito com ele.
TU Sei que naquela época havia muitos, mas agora... Ah, Sukamon[6] que Mimi e Koushiro encontraram quando estavam juntos! Aquela aparência era bem chamativa. Ele não era bonito, mas ainda lembro dessa personagem. (risos)

Houve algum episódio dentre os 54 que marcou vocês?
TU A impressão mais forte em mim foi quando Tentomon evoluiu pela primeira vez[7]. OS outros Digimons evoluíram quando as crianças estavam em perigo, mas Tentomon fez a mesma coisa e isso foi desapontador. (risos) E quando vi Kabuterimon que parecia cada vez mais mal quando se movia, foi muito mais desapontador. (risos)
KM Entendo. (risos)
TU Mas, bem, esses foram meus pensamentos no momento, mas agora que olho para trás, vejo que Tentomon confiava em Koushiro. Eles não tinham idéia do que poderia acontecer e não dava para saber o que aconteceria com ele, mas ele disse para tentar... isso não é algo que se diga a menos que se tenha bastante confiança nesse relacionamento. Agora penso que Tentomon é muito corajoso.
KM Minha impressão foi no primeiro e no último episódio. Enquanto gravávamos o episódio um, ninguém sabia como seria o episódio dois, então foi memorável para mim em que atuávamos seguindo “tentativa e erro” enquanto imaginávamos como nossas personagens seriam. O último episódio foi quando as crianças deviam se separar dos Digimons e teve uma cena entre Jou e Gomamon onde eles apertaram as mãos. Quando Jou disse: “Essa é a sua mão?!” Quando Gomamon estendeu a mão... Eu amei essa linha. Os dois estavam tristes, mas a forma como eles riram para esconder seu constrangimento foi muito boa.

Vocês sentiram satisfação depois de gravarem o último episódio?
KM Sim. Trabalhar em uma única série por um ano é muito extenso e cansativo, então fique feliz quando acabou sem problemas. Mas quando eu falei que Jou poderia aparecer em “02” que veio em seguida, fiquei empolgado imaginando como ele se comportaria.
TU Verdade. Mas em “02” era evidente a maturidade e o crescimento deles, então também senti um pouco de tristeza porque não queria dizer adeus a Koushiro, por ter vivido um ano de sua vida.

[Estavam curiosos para saber com quem Jou e Koushiro casariam quando se tornassem adultos?]
Há uma aparição de Jou e Koushiro adultos no último episódio de “02”.
KM Jou se tornou um médico do Mundo Digital[8]. Isso foi legal.
TU Fiquei feliz ao saber que Koushiro também se tornou um adulto sério e construiu uma família. (risos) Já que ele era anti-social. Fico imaginando com quem ele casou.
KM Também não descobrimos com quem Jou casou.

Para encerrar, por favor, deixem uma mensagem para quem comprar este DVD Box.
KM Se aqueles que assistiram “Adventure” quando crianças ainda lembrarem e, se continuarem achando a aventura interessante, isso me deixaria muito feliz. Havia muitos Digimons entre os garotos e as garotas que tinham características únicas, então se vocês encontrarem isso vão gostar e assistirem à série centrando neles, vocês verão coisas de formas diferentes, também. Por favor, procurem ver de uma forma que agrade a vocês.
TU Cada um dos 54 episódios tem algo que os torna interessantes e acho que a série ensina o básico da humanidade que são os valores da vida e a amizade. No que em vivemos agora, há muitas pessoas que machucam outras só porque não gostam delas. É por isso que eu ficaria feliz se as pessoas gostassem de assistir e dessem uma chance e ver o que há de bom no coração de cada um.

Notas
1. Um pouco pesado – Koushiro descobre que é adotado. Seus pais verdadeiros morreram em um acidente de carro quando ele era bebê. Seus pais adotivos queriam manter isso em segredo, mas Koushiro, sem quere, acabou descobrindo a verdade e se fechou, se tornando incapaz de socializar com outras pessoas. No entanto, no episódio 38 (“Reviva! O Demônio VenomVandemon”), seus pais falaram a verdade sobres seus verdadeiros pais e Koushiro, também, falou como ele se sentia. Seu laço com seus pais adotivos foram fortalecidos.
2. Gennai-san – Um velho misterioso que guia as “Crianças Escolhidas” e as ajuda de várias maneiras. Ele também entra em contato com elas através do laptop de Koushiro. Em um holograma 3D que mostra o passado no episódio 45(“Batalha entre Kyuukyokutai! WarGreymon versus MetalGarurumon”), ele aparece jovem e enfrenta Piemon para proteger os Digivices e os Brasões das crianças.
3. A família de Jou – O irmão mais velho, Shin, é o único que aparece em “Adventure”. Em “02”, vemos o segundo irmão mais velho, Shuu. No CD Drama “Digimon Adventure 02 – Michi e no Armor Shinka -”, o pai e a mãe de Jou aparecem. Todas as vozes das personagens são interpretadas por Kikuchi-san. Quando essas linhas de personagens que não aparecem (nesse caso, elas devem ser gravadas separadamente), elas são feitas de uma vez. Os companheiros de Kikuchi ficaram impressionados com a rapidez e facilidade que ele interpretava as personagens da família Kido falando.
4. Junko-chan – Takeuchi Junko-san, que interpreta o atrevido, mas fofo Gomamon, Digimon parceiro de Jou. Dentre seus papéis principais em séries como “Naruto” (Uzumaki Naruto) e “Hunter x Hunter” (Gon). Na quarta série de Digimon, “Frontier”, ela interpreta o protagonista, Kanbara Takuya.
5. Gazimon – Um Digimon coelho que parece um gato. Servo de Etemon, governante do Continente Server. Tem uma personalidade má e maltrata os mais fracos, mas é subalterno de Etemon. Vários deles estão no Continente Server e possuem a voz de Kikuchi-san, o narrador Hirata Hiroaki-san e outros.
6. Sukamon – Um Digimon com formato de escremento é formado através da união de vários restos de dados. Ele aparece pela primeira vez no episódio 10 (“Centarumon O Protetor!”) e sua voz é a de Kumai Motoko-san. Com seu parceiro Chuumon (voz de Yamaguchi Kappei-san), eles tentam atacar Mimi, mas se tornam bons Digimon após serem atingidos pela luz do Digivice.
7. Quando Tentomon evolui pela primeira vez – Episódio 5 (“Choque Elétrico! Kabuterimon”), quando Tentomon faz sua primeira evolução no nível Adulto, Kabuterimon em uma estranha fábrica. Koushiro descobre um programa misterioso dentro de uma enorme bateria na fábrica que tem um código que produz energia. Depois disso, para salvar seus amigos do feroz Andromon com uma Engrenagem Negra, Tentomon sugere a Koushiro para usar o programa misterioso nele.
8. Médico no Mundo Digital – Nascido em uma família de médicos, obriga Jou a ser um para agradar seus pais. No entanto, durante sua aventura no Mundo Digital, ele começa a querer ser médico por vontade própria. No último episódio de “02”, nós vimos que Jou adulto se tornou médico no Mundo Digital. Koushiro adulto se tornou um pesquisador do Mundo Digital. Seus filhos também aparecem: Jou tem um filho e Koushiro, uma filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário